quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Qual o seu maior medo?

Por que nos tornamos tão medrosos no decorrer da vida?
Quando somos jovens, temos mais coragem de ousar, de nos submeter ao novo. E parece que quando crescemos, criamos raízes e ficamos com medo de sair dessa "tranquilidade".
Eu tenho tantos medos... medo de ser incapaz (principalmente), medo do meu futuro, medo das minhas ações presentes _porque o nosso futuro é consequência do nosso presente_ medo de fazer escolhas errôneas... enfim, medos que travam minha vida, que me fazem parar e não conseguir me mover.
Segundo o dicionário, medo é um sentimento de inquietação diante do perigo real, ou imaginário; receio. Penso que o medo é um sentimento que parte do nossoinconsciente, que nos surge em momentos que a razão não está presente e assim deixamos que ele se alastre pelas entranhas, chegando muitas vezes a temer o próprio medo. Quando estamos em momentos de racionalidade, percebemos que este medo nos traz muitas consequências: uma série de sentimentos negativos_ que agem impedindo-nos de realizar nossas ações.
O medo é um doença e como todas as outras, precisa de tratamento. Vejo-o como um câncer, que começa pequenino e cresce por tamanhos, muitas vezes, inimagináveis. Que possui tratamentos complicados, que exigem muito do paciente, muita caltela, muito treino em seu racional, para que este não deixe o medo penetrar. O pior do medo é saber que ninguém nunca estará totalmente livre dele, por mais que façam o melhor tratamento do universo."

Nenhum comentário: